noticias732 Seja bem vindo ao nosso site Tribuna Metropolitana!

Região Metropolitana

Colombo dá passo estratégico rumo à cidade inteligente com parceria da Caixa

A cooperação tem como objetivo unir esforços para identificar desafios da administração pública

Publicada em 28/05/2026 às 16:47h | Tribuna Metropolitana com PMC  | 41 visualizações

Compartilhe nas redes sociais

Colombo dá passo estratégico rumo à cidade inteligente com parceria da Caixa
 (Foto: Divulgação/PMC)


O prefeito Helder Lazarotto, ao lado do secretário de Planejamento, Inovação e Tecnologia, Ademir Garcia, equipe técnica da Prefeitura e representantes da Caixa Econômica Federal, assinou nesta quinta-feira (28) um Protocolo de Intenções que estabelece uma parceria de cooperação técnica voltada à ciência, tecnologia e inovação. 

A iniciativa representa um avanço estratégico para conectar Colombo aos principais ambientes de inovação do país, ampliar o acesso a soluções tecnológicas, modernizar serviços públicos e melhorar a vida da população. 

“O futuro da gestão pública passa pela inovação e pela tecnologia. Essa parceria com a Caixa representa mais uma oportunidade de aproximar Colombo de soluções modernas, inteligentes e eficientes, que possam melhorar a vida das pessoas e ampliar os serviços públicos do nosso município”, destacou o prefeito Helder Lazarotto. 

A cooperação tem como objetivo unir esforços para identificar desafios da administração pública e buscar soluções inovadoras por meio do ecossistema de startups, especialmente as Govtechs, empresas especializadas no desenvolvimento de tecnologias para governos. A parceria será desenvolvida junto ao Hub de Inovação da Caixa, o Espaço TEIA, em Brasília (DF). 

“Nosso objetivo é conectar Colombo aos principais ambientes de inovação do país, criar oportunidades para aplicar soluções tecnológicas na gestão pública e estimular o desenvolvimento local. Esse acordo também abre portas para que empreendedores e startups locais ampliem conhecimento, conexões e novas oportunidades”, afirmou o secretário Ademir Garcia. 

O acordo contempla áreas estratégicas para o desenvolvimento de diversas áreas, como Segurança Digital, Saúde, Educação, Gestão Pública, Habitação, Sustentabilidade, Assistência Social, Turismo, Infraestrutura e Mobilidade, com foco na busca por soluções inovadoras que tragam mais eficiência aos serviços prestados à população. 

Além do intercâmbio de conhecimento, a parceria permite que empreendedores e startups locais utilizem a estrutura compartilhada do Hub de Inovação da Caixa para reuniões institucionais, capacitações e conexões com o ecossistema nacional de inovação. 

A formalização do protocolo não prevê repasse de recursos financeiros ou doação de bens entre as partes. Cada instituição será responsável pelos próprios custos operacionais, o que garante uma parceria sem impacto financeiro para a prefeitura. Projetos futuros que demandem investimentos específicos terão formalização por instrumentos próprios. 

Com vigência de 36 meses, com possibilidade de prorrogação, a cooperação atende às diretrizes relacionadas à proteção de dados e ao acesso à informação, o que assegura segurança jurídica, transparência e responsabilidade na execução das ações.




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Tribuna Metropolitana
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 41-99922-9598
Visitas: 182929 Usuários Online: 8
Copyright (c) 2026 - Tribuna Metropolitana
Converse conosco pelo Whatsapp!