A Seleção Brasileira empatou com o Uruguai por 1 a 1 na noite dessa terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias do Mundial de 2026. Os visitantes abriram o placar já no segundo tempo e Gerson, num belo gol, igualou o placar. O torneio classificatório só volta a ter jogos em março do ano que vem.
Com o resultado, o Brasil encerra o ano em quinto lugar, com 18 pontos. O Uruguai, em segundo, tem 20. As Eliminatórias sul-americanas classificam os seis primeiros para o Mundial e o sétimo lugar tem direito a disputar uma repescagem.
O jogo
Incentivada pela torcida, a Seleção Brasileira começou pressionando. Aos 2 minutos, criou um bom ataque com participação de Marquinhos, Danilo, Gerson e Vini Jr. Pouco depois, Raphinha lançou a bola para Gerson, que dividiu com o goleiro e por pouco não fez o gol.
O Uruguai era perigoso nos contra-ataques graças ao toque de bola de qualidade de sua equipe. Mas o Brasil tinha mais volume de jogo e tentava furar o bloqueio adversário. Aos 34, Raphinha tentou de fora da área e, aos 40, Savinho não teve sorte numa conclusão após uma bola recebida de Bruno Guimarães.
Savinho fez um bom primeiro tempo e levou vantagem sobre seus marcadoresCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
Pressão do Brasil
A Seleção teve outra boa oportunidade aos 42, numa falta da entrada da área. Raphinha tentou fazer seu terceiro gol de falta na temporada pela equipe, mas a bola bateu na barreira. Ainda na etapa inicial, Vini Jr não aproveitou jogada criada por Gerson e, aos 46, depois de escanteio cobrado por Raphinha, Igor Jesus cabeceou para a defesa de Rochet.
O técnico Dorival Jr não fez mudanças no intervalo. Logo na saída de bola, Savinho finalizou e quase surpreendeu Rochet. Aos 7, Gabriel Magalhães passou a bola para Raphinha, que viu Vini Jr em condições de marcar. O atacante chutou rasteiro para fora.
Gol do Uruguai
O Brasil era melhor, mas, num descuido do sistema defensivo, que deixou o Uruguai rodar a bola, Valverde fez 1 a 0. Eram 9 minutos. Na sequência, Igor Jesus foi substituído por Luiz Henrique e Abner deu a vez para Martinelli.
Danilo em disputa com um adversário na Fonte NovaCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
Gol do Brasil
O gol de empate não demorou e veio aos 16 minutos num chute de muita categoria de Gerson, aproveitando rebote da zaga uruguaia.
A partir de então, a Seleção Brasileira se lançou mais ainda ao ataque. Aos 18, Martinelli chutou e o goleiro salvou. Aos 21, em jogada individual, Vini Jr quase virou o placar.
Dorival fez outra mudança aos 27, com a entrada de Estevão na vaga de Savinho. Aos 32, a Seleção desperdiçou sua melhor chance no segundo tempo. Foi quando Vini Jr avançou pela esquerda, tocou a bola para Raphinha, que cruzou na medida para Luiz Henrique. O chute do atacante do Botafogo saiu por cima da baliza.
Enquanto o Uruguai fazia cera, o Brasil buscava outro gol. Raphinha tentou de fora da área. E Estevão foi outro que esteve bem perto de marcar, num lance em que Paquetá, que entrou no lugar de Gerson, escorou a bola e o jovem jogador do Palmeiras chutou com efeito, muito alto.
Igor Jesus lutou bastante e quase fez um gol de cabeçaCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
Escalação
A Seleção jogou com Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Abner (Martinelli), Bruno Guimarães (André), Gerson (Paquetá), Raphinha, Vini Jr, Savinho (Estevão) e Igor Jesus (Luiz Henrique).