O projeto Parques Urbanos, implementado pelo Governo do Estado em 2019, já recuperou uma área equivalente a 1,4 milhão de metros quadrados, espaço semelhante ao perímetro urbano de municípios inteiros do Paraná, como Salgado Filho (Sudoeste), Porto Amazonas (Campos Gerais) ou Nova Santa Bárara (Norte). Locais degradados, de fundos de vale, que eram usados como lixões a céu aberto, foram transformados em um grande ponto de convivência social, agregando proteção da natureza, educação ambiental, turismo, esporte, lazer e qualidade de vida.
Em quase seis anos, o Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e responsável pelo projeto, implementou 42 parques em diferentes regiões do Estado. Outros 18 estão em construção e mais dois licitados, prontos para entrar em obras. O investimento total é de R$ 74,5 milhões.
“Essa recuperação com mata nativa, com a construção de 42 parques urbanos, já prontos, é uma notícia muito animadora, que reforça o compromisso do Paraná em investir no futuro, na melhoria da qualidade de vida daqueles que ainda vão nascer. É mais Mata Atlântica à disposição dos paranaenses”, disse o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.