Com a posse dos novos prefeitos eleitos em janeiro de 2025, muitas administrações municipais passaram por reformulações em suas estruturas, incluindo as Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil. Diante deste cenário, a Defesa Civil Estadual do Paraná empreendeu, desde os primeiros dias do ano, uma ampla ação de aproximação e orientação junto aos gestores municipais por meio dos Núcleos de Atuação Regional.
O principal objetivo foi o de garantir que os municípios conheçam e se alinhem com as diretrizes e responsabilidades previstas na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. A legislação estabelece as responsabilidades das prefeituras em relação à gestão de riscos e desastres, com ênfase nas ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação.
Todos os 399 municípios paranaenses receberam as visitas das equipes técnicas da Defesa Civil Estadual. Durante os encontros, foram repassadas orientações sobre a estruturação e o funcionamento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, destacando a importância de planos de contingência atualizados, possibilidade de adesão a programas, importância das ações de preparação no município, além de ferramentas e recursos que podem ser acessados para auxiliar nos casos de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.