noticias Seja bem vindo ao nosso site Tribuna Metropolitana!

Brasil

Saúde reforça importância da vacina com circulação de doenças respiratórias no Paraná

Publicada em 19/05/25 às 13:06h - 5 visualizações

Divulgação/AEN


Compartilhe
Compartilhar a noticia Saúde reforça importância da vacina com circulação de doenças respiratórias no Paraná  Compartilhar a noticia Saúde reforça importância da vacina com circulação de doenças respiratórias no Paraná  Compartilhar a noticia Saúde reforça importância da vacina com circulação de doenças respiratórias no Paraná

Link da Notícia:

Saúde reforça importância da vacina com circulação de doenças respiratórias no Paraná
 (Foto: Divulgação/AEN)

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para a importância da vacinação contra a gripe e Covid-19, especialmente diante do aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças menores de 12 anos. Segundo o boletim epidemiológico mais recente, o Paraná registrou 7.282 casos de SRAG em 2025, isso representa um aumento de 3,6% na população geral em relação ao mesmo período de 2024, quando o número foi de 7.030.

A situação é ainda mais preocupante na faixa etária de cinco a onze anos, com crescimento de 32,5% nos casos (de 593 para 786) e um salto de 175% nos óbitos entre as crianças de um a quatro anos – de quatro para onze mortes.

Dados das amostras enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) apontam que o Paraná continua em uma fase de ascendência do Influenza A e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que já são os dois vírus com maior frequência de circulação. Na última semana, a presença do Influenza A aumentou ainda mais, consolidando-se como o segundo vírus mais frequente. Outro dado preocupante é que cerca de 30% das amostras recebidas são de crianças com menos de dois anos, evidenciando a vulnerabilidade dessa faixa etária.

“Estamos vivendo a maior circulação dos vírus Influenza A e Sincicial Respiratório dos últimos dois anos. Por isso, fazemos um apelo para que todos vacinem seus filhos. A vacina é a melhor alternativa para tirar essas crianças da porta das UPAs e hospitais”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41-99922-9598

Visitas: 73468
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2025 - Tribuna Metropolitana
Converse conosco pelo Whatsapp!